PILATES




"Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito." Joseph Pilates

O Biocentrum Estúdio de Pilates acata a citação acima e vai além dela. Foi à partir da preocupação em ser coerente com a premissa de equilíbrio entre corpo, mente e espírito que Juliana Rocha (sócia diretora e professora da técnica) observou na sua prática de Pilates a necessidade de um olhar mais cuidadoso para cada aluno em sua individualidade. Daí buscou uma formação que pudesse aprofundar e compreender o corpo e sua subjetividade: formou-se como Psicoterapeuta Analista Bioenergética.

É desta maneira que Juliana acolhe pessoas que desejem sentir-se melhor com sua auto-imagem, relaxar, transformar estresse em energia pró ativa,  desenvolver hábitos saudáveis, eliminar dores, abandonar vícios posturais e praticar exercícios que desenvolvam sua consciência corporal fortalecendo seus músculos, alongando seu corpo e otimizando a saúde em geral.

O Estúdio de Pilates foi criado com a intenção de  fazer com que o aluno chegue e sinta-se bem. Cuidamos desde o aroma do ambiente, passando pela higiene minuciosa em uma sala climatizada, equipada com aparelhos, acessórios e espelhos. Isto inserido num entorno que conta com banheiros exclusivos, hall de espera e uma charmosa mesinha com chás e capuccino (veja imagens em Nosso Espaço).   


Exercício: Side Pull Up/ Leg Extension - Subindo de Lado/ Extensão de Perna 

 

Exercício: Variação da Ponte
Exercício: Thigh Stretch - Alongamento da Coxa


Exercício: Magician - Mágico/ Variação: Bicycle - Bicicleta












FOTOGRAFIA:ALESSANDRA NOHVAIS







FOTOGRAFIAS:ALESSANDRA NOHVAIS




HISTÓRICO








Joseph Pilates nasceu em 1880, na Alemanha. Foi uma criança asmática, raquítica e com febre reumática. Por isso, desde muito cedo passou a estudar e praticar musculação, mergulho, ski e ginástica para fortalecer e superar as fragilidades que o acometiam. Com 14 anos ele já posava para quadros de anatomia, tornando visível a saúde expressa no seu corpo físico. 

Depois trabalhou como boxeador profissional, artista de circo, dava aulas de defesa pessoal, prestou ajuda à enfermaria de campo de concentração e foi aí que começou desenvolver sua técnica. Improvisou com as molas das camas, permitindo que os enfermos se exercitassem durante seu processo de recuperação. Esse primeiro experimento com molas foi que inspirou a criação dos seus futuros equipamentos.


Na década de 20, Pilates emigrou para Nova York, onde abriu seu primeiro estúdio. Com seu método,  recuperou importantes bailarinos que apresentavam lesões e logo a técnica ganhou adeptos espalhando-se por todo o mundo. 

O método de Joseph Pilates foi resultado de seus estudos do corpo humano e seu funcionamento natural. A este método ele deu o nome de “Contrologia” ou “Arte do Controle” e definiu como: “a ciência e a arte de coordenar o desenvolvimento do corpo, mente e espírito através de movimentos naturais sob o rígido controle da vontade”.   

O método Pilates recebeu influência de técnicas Ocidentais e Orientais, o que resultou numa compreensão de corpo e mente como uma unidade harmônica. A calma, a concentração na execução dos exercícios, o trabalho de propriocepção, o alongamento e a flexibilidade vêm das abordagens orientais, enquanto a ênfase no movimento, no tônus muscular e na força, origina-se de técnicas ocidentais.  




 ALGUNS OBJETIVOS DA TÉCNICA DE PILATES:

  • Oferecer um condicionamento físico e mental
  • Melhorar a postura eliminando vícios e levando ao correto alinhamento postural
  • Fortalecer os músculos
  • Proporcionar firmeza e resistência física
  • Melhorar a flexibilidade muscular e a mobilidade das articulações
  • Aumentar força, sem ganho de massa em exagero
  • Trabalhar equilíbrio e coordenação
  • Melhorar a saúde em geral
  • Aliviar os problemas relacionados ao stress, reduzindo fadiga, desconforto, tensão e a dor
  • Proteger contra lesões físicas
  • Prevenir a deterioração dos ossos
  • Oferecer grandes benefícios antes, durante e depois da gestação
  • Estimular o sistema circulatório