quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

TEATRO E BIODANÇA - juntos!




TEATRO E BIODANÇA - juntos!



Para aqueles que desejam desenvolver sua percepção do mundo, seus potenciais de comunicação e expressão através de jogos, exercícios cênicos e muito movimento!

O teatro é uma ferramenta que serve não apenas para profissionalizar atores. Ele pode auxiliar outras pessoas a desenvolverem habilidades como: oratória, raciocínio lógico, velocidade de pensamento, improvisação, trabalho em equipe, expressividade, percepção aguçada da realidade e certamente convida seus praticantes a elevarem sua auto-estima. Porque o teatro é um excelente exercício para perder a inibição e desenvolver a consciência corporal, levando cada participante a dar-se conta da importância de ser do jeito que é.  

O que acontece é que quase ninguém sabe disso. As pessoas pensam que participar de um trabalho de teatro implique, basicamente, em decorar um texto e “aprender” a interpretá-lo. Raramente alguém imagina que a prática para não atores convide os participantes a descobrirem, dentro de si mesmos, todas as qualidades que têm para expressar melhor aquilo que sentem, seja quando leem um texto, seja quando falam de suas emoções.

Praticar teatro abre a cabeça das pessoas, faz com que elas tenham coragem para se arriscar, sugerir, assumir posições e enfrentar desafios.

Neste convite a praticar teatro, sistematizado para um grupo regular para adolescentes, objetivo provocar reflexões sobre a dimensão artística, estética, social e antropológica desta arte, mobilizando estados de efervescência e fruição criativa, que ampliam as visões de mundo e transformam as possibilidades dos seus participantes lidarem com as relações humanas. Isto através de jogos e exercícios corporais dinâmicos, mobilizadores, capazes de gerar elementos para a criação de movimentos, textos, cenas ou trazer para a consciência a lucidez daquilo que é sentido por cada indivíduo/ator na sua relação com os fatos do cotidiano.

Esta proposta traz a Biodança como sua aliada, como promotora de vínculos profundos consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Nada como esta linguagem para sensibilizar o humano, despertar e integrar suas capacidades de viver intensamente, sentir prazer, criar, vincular-se e abrir-se para perceber a vida em todas as suas dimensões. Neste trabalho, a Biodança é responsável pelo preparo corporal para a expressão mais refinada daquilo que é sentido.

Dois princípios são evidenciados nesta experiência: a prática teatral como um ritual que passa por escolhas sensíveis e pela emoção estética e a cumplicidade na revelação do humano através do seu posicionamento no mundo.

Este grupo está destinado a adolescentes entre 11 e 15 anos.
Aulas às quintas-feiras das 16 às 18:30.
Início das aulas dia 09 de fevereiro.

“A essência do teatro é um encontro. O homem que realiza um ato de auto-revelação é, por assim dizer, o que estabelece contato consigo mesmo. Quer dizer, um extremo confronto, sincero.” 
Jerzy Grotowski

"O contrário da vida é a falta de movimento."
Rolando Toro

Nenhum comentário:

Postar um comentário