sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

BIO-SPA-DANZA - auto estima e perda de calorias





Mais uma novidade no Biocentrum, este ano.

A criação do BIO-SPA-DANZA. 
 

Esta proposta parte fundamentalmente da Biodanza enquanto teoria do movimento humano, com foco específico na combinação: perda de peso e elevação de auto- estima. 

Auto-estima é uma avaliação subjetiva que resulta numa idéia positiva ou negativa que o sujeito faz/constrói sobre si mesmo. Pode ser uma característica permanente de personalidade ou uma condição temporária de relação com o mundo. Podemos compreendê-la também como o valor que damos a nós mesmos e é baseada em como percebemos/reconhecemos o retorno valorativo que a vida dá a quem somos.

Assim, a maneira como nos enxergamos influencia diretamente em como vivemos nossa vida. As opiniões que temos sobre nós mesmos, geradoras de maior ou menor nível de saúde integral, são moldadas pelas experiências que vamos acumulando. Tais experiências sempre estarão no campo da complexidade das interrelações e vão sendo construídas ao longo do nosso tempo de vida, desde a infância – berço fundador dos alicerces da nossa auto estima, quando aprendemos a dar maior atenção aos erros e pouca atenção aos nossos acertos, ou vice versa. 

Os sinais de baixa auto-estima são fáceis de serem identificados: manias persecutórias, vitimação, duvidar de seu potencial para realizar tarefas, evitar se expressar e deixar de opinar sobre algo, ser dependente da opinião alheia, sempre enxergar o pior de todas as situações e ocultar sua personalidade, são alguns deles.

Emagrecer é um desafio grandioso. Existe então esta ligação entre auto-estima e perda de peso: se a primeira estiver baixa, com certeza o corpo sofrerá por tal desequilíbrio. Às vezes, engordar pode ser uma forma de proteger-se, de criar um “escafandro” que distancie o ser do mundo, uma couraça, um esconderijo, uma proteção. Então o indivíduo come e constrói sobre o corpo uma boa justificativa para afastar-se do mundo e baixar sua auto estima.
Geralmente, sem perceber, a pessoa com auto-estima baixa acaba comendo mais do que realmente necessita; com isso há o ganho de peso e junto vem a frustração de não ter conseguido vencer seu desafio. É um ciclo difícil de ser superado. A pessoa acaba se sentindo infeliz e desvalorizada; passa a comer mais e, quando tenta emagrecer e constata a dificuldade de perder peso, perde junto a confiança e acaba desistindo do seu plano.
Por outro lado, quem desenvolve sua auto-estima consegue lidar melhor com desafios, inclusive o de emagrecer e reapresentar-se à vida de um novo ponto.
O BIO-SPA-DANZA, é uma proposta piloto da Biodança que associa o seu natural desenvolvimento de auto estima à queima de calorias. 

As sessões semanais com duração de duas horas, cada, buscarão contemplar os seguintes objetivos iniciais:

. diluir expectativas de auto perfeição
. enfatizar acertos e qualidades pró vida
. reconhecer limites para superá-los ou integrá-los
. desenvolver as linhas de vivência que valorizem a vitalidade, a importância do prazer, a presença do novo e o amor por si mesmo
. desenvolver a consciência corporal
. enfrentar medos decorrentes da não aceitação, expressando sentimentos e emoções, apreciando sua própria imagem
. praticar evitar relações tóxicas
. desenvolver uma ecologia que parta do amor próprio e cuidado consigo mesmo para, em seguida, doar-se ao outro.

As sessões de Biodança deverão ser acompanhadas de reeducação alimentar orientada por nutricionista ou nutrólogo.

Os participantes terão indicação de profissionais da área de saúde para oferecer suporte ao seu processo consciente de redução de peso.

Só serão admitidas no grupo, pessoas que estejam devidamente acompanhadas e que se comprometam com a avaliação periódica indicada pela nossa equipe.

As aulas iniciarão em março - o grupo já está sendo formado.

Facilitadoras: Hilda Nascimento (handragora@hotmail.com)  e Eliana Pereira (elianapereira16@ig.com.br)

Contatos: 9617 5422 / 8195 3069

Nenhum comentário:

Postar um comentário